Estratégia canadense de biodiversidade
Estratégia canadense para a biodiversidade
O site da Biodiversidade canadense.
O que é a biodiversidade?
A diversidade biológica, ou a biodiversidade, é um termo cada vez mais ouvido, e poucas pessoas realmente sabem o que é. Há muitas definições para ele (veja o primeiro capítulo de Gaston (1996) para uma longa lista), mas há dois que serão dados aqui. O primeiro é da Convenção sobre a Diversidade Biológica, também conhecida como Cúpula do Rio: "Diversidade biológica" significa a variabilidade entre os organismos vivos de todas as fontes incluindo, inter alia, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais eles são parte, isto inclui diversidade dentro das espécies, entre espécies e ecossistemas ". A Estratégia Canadense de Biodiversidade define-a como "... a variedade de espécies e ecossistemas na Terra e os processos ecológicos dos quais fazem parte". Geralmente, é usado simplesmente como um termo abrangente para a natureza. Nenhuma definição é perfeita; como com a própria vida, é um pouco nebuloso e sempre há exceções.
Por que um site na biodiversidade?
Biologicamente, o mundo é um lugar surpreendentemente diversificado. Contém dezenas de milhões de espécies, sendo que apenas uma fração foi identificada. A diversidade de formas de vida e ecossistemas do Canadá também é grande. Suas formas de relevo variam de floresta a deserto, com montanhas e planícies, e cada uma tem espécies adaptadas às condições presentes lá. Apesar desta diversidade de vida e terra, a maioria das pessoas tem pouca idéia de quão diverso é o país.
Ao mesmo tempo, pouco se sabe sobre a diversidade do planeta, também está ameaçada. O efeito que nós, humanos e nossas atividades, tivemos em nosso planeta tornou-se uma grande preocupação. Poluição, erosão, desertificação, aumento das taxas de extinção e mais podem ser rastreados até nós. Embora esses resultados de nossa atividade tenham sido simplesmente simplesmente desagradáveis ou apenas um problema real localmente, eles agora estão começando a mudar completamente a face da vida no planeta.
Mudanças já estão acontecendo, e ninguém sabe quão sério os resultados serão. Estes são enormes problemas e preocupações e o que eles afetam é a biodiversidade. Infelizmente, embora muitos dos conceitos fundamentais incluídos no termo biodiversidade tenham sido conhecidos há algum tempo em ecologia e evolução, o campo da biodiversidade e seu objetivo de unir toda essa informação são bastante novos. O que isso significa é que os pesquisadores estão tentando entender a diversidade da vida como ela está sendo varrida ao nosso redor.
O que precisamos é entender o que está em jogo, o que foi aprendido e o que estamos fazendo e ainda precisamos fazer. Essa é a finalidade deste site.
Pesca e Recursos Terrestres.
Estratégia Canadense de Biodiversidade.
Em 1992, os governos provinciano, federal e territorial do Canadá concordaram em ajudar a proteger a biodiversidade nos níveis de espécies e ecossistemas, assinando a Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica e apoiando o desenvolvimento da Estratégia Canadense de Biodiversidade.
A estratégia, concluída em 1994, tem cinco objetivos:
conservar a biodiversidade e usar de forma sustentável recursos biológicos; para melhorar a nossa compreensão dos ecossistemas e a nossa capacidade de gestão de recursos; promover uma compreensão da necessidade de conservar a biodiversidade e usar de forma sustentável recursos biológicos; proporcionar incentivos e legislação que apoiem a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos biológicos; e trabalhar com outros países para conservar a biodiversidade, usar os recursos biológicos de forma sustentável e compartilhar equitativamente os benefícios decorrentes da utilização dos recursos genéticos.
A Estratégia Canadense de Biodiversidade foi integrada em muitos processos provinciais de planejamento em Terra Nova e Labrador, como desenvolvimento de uma estratégia provincial de manejo florestal sustentável e planejamento de áreas protegidas. A Secção de Espécies Ameaçadas e Biodiversidade da Divisão de Vida Selvagem implementa a estratégia dentro de Terra Nova e Labrador.
Bem-vindo ao biodivcanada. ca.
O que é Biodiversidade?
Metas de 2020 para a Biodiversidade e Metas para o Canadá.
Estratégia Canadense de Biodiversidade.
Kit de ferramentas de serviços de ecossistema.
Dia Internacional da Diversidade Biológica.
Ajudar a proteger a biodiversidade do Canadá, ao mesmo tempo em que incentiva o uso sustentável de nossos recursos biológicos, é uma responsabilidade que todos os canadenses podem compartilhar. Com a nossa população de mais de 35 milhões de pessoas, podemos desempenhar um papel na preservação da imensa riqueza natural e ecossistemas valiosos a partir dos quais tiramos importantes benefícios sociais, econômicos e ambientais. Limitada por três oceanos, a segunda maior nação do mundo, o Canadá é rico em biodiversidade, e dependemos disso para a nossa sobrevivência.
Convidamos você a celebrar a Década das Nações Unidas sobre Biodiversidade (2018-2020) e a explorar este site. Saiba mais sobre a biodiversidade e as ações do país que o Canadá está tomando para conservar nossos recursos biológicos.
Parceria em biodiversidade.
Este é o site do grupo de trabalho federal, provincial e territorial sobre biodiversidade. Perfis informações sobre biodiversidade, notícias e eventos. Este site reflete a responsabilidade compartilhada pela biodiversidade no Canadá e o compromisso dos governos federal, provincial e territorial de alcançar as metas e objetivos da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica através de uma abordagem colaborativa. Este site também serve como o Mecanismo nacional de compensação da biodiversidade do Canadá.
O Kit de Ferramentas de Serviços de Ecossistemas já está disponível para realizar avaliações de serviços de ecossistemas.
Conclusão e utilização da avaliação do serviço dos ecossistemas para a tomada de decisões: um kit de ferramentas interdisciplinar para gerentes e analistas é um guia técnico para avaliação e análise de serviços ecossistêmicos que oferece orientação prática e passo a passo para governos em todos os níveis, bem como para consultores e acadêmicos.
Leia mais para obter mais informações e para baixar uma cópia completa do conjunto de ferramentas.
Relatório de 2005 do Comitê de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Capítulo 3 - Estratégia canadense de biodiversidade: uma auditoria de acompanhamento.
Setembro de 2005 Relatório PDF (547 KB) Comunicado de imprensa.
Capítulo 3 - Estratégia Canadense de Biodiversidade: uma Auditoria de Acompanhamento.
Inserir:
Pontos principais.
O que examinamos.
A Estratégia Canadense de Biodiversidade pretendia ser um quadro de ação para, entre outras coisas, conservar e usar de forma sustentável a diversidade biológica ou a "biodiversidade". A estratégia foi aprovada em 1996 pelos ministros federais, provinciais e territoriais. Esta auditoria de acompanhamento é a nossa terceira auditoria desde 1998 da implementação da estratégia pelo governo federal.
Por que é importante.
A diversidade biológica - ou a biodiversidade - refere-se à variedade de vida em todas as suas formas; inclui diversidade de ecossistemas, diversidade de espécies e diversidade genética. A biodiversidade é essencial para a saúde do planeta e para o bem-estar dos seus habitantes. Permite e promove vegetação saudável (incluindo culturas), ar limpo e água limpa e beneficia diretamente a saúde e a prosperidade econômica dos canadenses. A biodiversidade enfrenta uma série de ameaças, incluindo perda de habitat, espécies invasivas que ameaçam espécies nativas e sobreexploração de plantas e animais. O Canadá assumiu compromissos nacionais e internacionais para conservar e usar de forma sustentável a diversidade biológica deste país, utilizando a Estratégia Canadense de Biodiversidade como base para a ação.
O que encontramos.
No geral, o progresso do governo federal na implementação de aspectos-chave da Estratégia Canadense de Biodiversidade não é satisfatório. Quase 10 anos após o endosso da estratégia, o impulso está paralisado em várias frentes. Os problemas identificados nas nossas duas auditorias anteriores da estratégia persistem, e vários compromissos para cumprir as áreas prioritárias da biodiversidade não foram atendidos. O governo federal ainda não possui um plano coerente para a implementação da estratégia e, embora tenha feito esforços de implementação, o governo não sabe o quão bem eles estão cumprindo os objetivos da estratégia. Os compromissos para melhorar a capacidade do Canadá para entender sua biodiversidade e gerenciar a informação sobre biodiversidade não foram cumpridos, apesar de numerosas chamadas para melhorar essas áreas. Não existe um relatório consolidado e abrangente sobre o estado da biodiversidade no Canadá. Enquanto o governo está trabalhando para que esses relatórios e relatórios estejam ocorrendo em vários setores, esta é a terceira auditoria em que assinalamos que não há uma visão geral do estado da biodiversidade no Canadá ou como está mudando ao longo do tempo. Essa falta de informação limita a capacidade do governo federal para ajudar a conservar a biodiversidade, usá-la de forma sustentável e reduzir sua perda.
A Environment Canada respondeu. A Environment Canada aceitou nossa recomendação e indicou as ações que pretende tomar para atender a recomendação. Sua resposta detalhada segue a recomendação incluída no capítulo.
Introdução.
O que é a biodiversidade?
3.1 A diversidade biológica, ou a biodiversidade, é a variedade entre seres vivos. Inclui a diversidade dentro das espécies (como a diversidade genética que torna cada ser humano único), a diversidade entre espécies (ursos polares e ursos negros) e diversidade de ecossistemas (pradarias e tundra do Ártico). Em suma, a biodiversidade é a complexa rede da vida.
3.2 Muitos fatores ameaçam a biodiversidade - no Canadá e no mundo - incluindo a perda de habitat, espécies invasivas que ameaçam espécies nativas, exploração excessiva de plantas e animais e mudanças climáticas.
Por que a biodiversidade é importante para o Canadá?
3.3 A biodiversidade é importante para o valor intrínseco da vida e para os bens essenciais e serviços prestados por um ambiente natural biologicamente diversificado. Estes bens e serviços incluem a purificação de ar e água, controle de pragas, controle de inundações, ingredientes para medicamentos e polinização de culturas (ver exemplos de bens e serviços fornecidos pela biodiversidade).
O imperativo internacional da biodiversidade e a resposta do Canadá.
3.4 Quando o Canadá assinou e ratificou a Convenção sobre Diversidade Biológica em 1992, o Canadá se comprometeu a conservar a biodiversidade e a usar seus recursos biológicos de forma sustentável. O Canadá foi o primeiro grande país industrializado a ratificar a convenção. Em junho de 2005, 188 países eram parte da convenção.
3.5 O Anexo 3.1 mostra uma linha de tempo com eventos chave da biodiversidade a nível internacional e no Canadá.
A responsabilidade pela biodiversidade no Canadá é compartilhada.
3.6 A responsabilidade pela biodiversidade no Canadá é compartilhada entre os departamentos e agências federais, incluindo o Meio Ambiente, Canadá, Oceano Pacífico, Agricultura e Agroalimentar Canadá, Recursos Naturais do Canadá e a Agência Parcs Canada; e entre os governos federal, provincial e territorial. Papéis significativos também são desempenhados por cidadãos, indústria e organizações não-governamentais. (Veja fotografia)
3.7 A coordenação federal da Estratégia Canadense de Biodiversidade e a resposta do Canadá à convenção são através do Escritório de Convenções sobre Biodiversidade (BCO), que está hospedado no meio ambiente da Canada. O mandato do escritório é coordenar e facilitar relatórios políticos e internacionais sobre a implementação da convenção pelo Canadá. Atualmente, a BCO possui três funcionários a tempo inteiro atuando como um ponto focal nacional e fornecendo apoio de secretaria para a implementação doméstica da estratégia. O BCO ocupa principalmente a preparação de posições canadenses para reuniões internacionais.
3.8 A implementação da estratégia é discutida em reuniões conjuntas de ministros federais, provinciais e territoriais que são responsáveis pelas florestas, vida selvagem, espécies ameaçadas de extinção, pescas e aquicultura. Encontram-se reuniões de vice-ministros e altos funcionários antes das reuniões ministeriais. Os funcionários de nível de trabalho formam um grupo de trabalho federal-provincial-territorial de Biodiversidade que desenvolve e coordena os planos para implementar a estratégia. Em 2001, o Grupo de Trabalho divulgou um relatório intitulado Working Together, que recomendou ações prioritárias para implementar a estratégia.
O que dissemos em relatórios anteriores.
3.9 Examinamos a implementação da Estratégia Canadense de Biodiversidade em nosso Relatório de 1998, Capítulo 4, Relógio de Biodiversidade do Canadá está marcando, e novamente no nosso acompanhamento de 2000, Capítulo 9, Acompanhamento de auditorias anteriores: mais ações necessárias. Em 1998, nossa avaliação revelou que a implementação federal da estratégia ainda estava em seus estágios iniciais e, como resultado, reduzimos o escopo da auditoria. Na auditoria de 2000, observamos que o governo federal realizou progressos satisfatórios em determinadas áreas; no entanto, expressamos as seguintes preocupações:
Os prazos para completar os relatórios - ou "módulos" na implementação da estratégia foram perdidos. Os módulos que foram concluídos não possuíam prazos, recursos a serem alocados, resultados esperados e indicadores de desempenho. Não havia um plano federal para implementar a estratégia. Faltava a coordenação entre governos federais, provinciais e territoriais. A capacidade da ciência da biodiversidade precisava ser aprimorada. Não houve um relatório geral sobre o estado da biodiversidade no Canadá.
Foco da auditoria.
3.10 O objetivo dessa auditoria de acompanhamento foi determinar até que ponto o governo federal realizou progressos na implementação de aspectos selecionados da Estratégia Canadense de Biodiversidade. Nós nos concentramos em ações tomadas pelo governo federal em observações fundamentais em nosso Relatório de 2000, e nas quatro prioridades descritas em Working Together. Especificamente, as áreas que examinamos nesta auditoria foram.
progresso nas observações da auditoria de 2000: os módulos de biodiversidade, o plano federal de implementação, a coordenação federal-provincial-territorial, a capacidade científica e a capacidade do governo federal de informar sobre o estado da biodiversidade no Canadá; e progresso nas quatro prioridades de Working Together: ciência e informação, monitoramento e relatórios, espécies exóticas invasoras e administração.
Mais informações sobre nossos objetivos, alcance, abordagem e critérios de auditoria são fornecidos em Sobre a Auditoria.
Observações e Recomendações.
Atualização sobre observações no nosso relatório de 2000.
Os módulos de biodiversidade não foram todos concluídos.
3.11 A Estratégia Canadense de Biodiversidade pediu relatórios sobre políticas, programas, estratégias e ações que estavam em andamento ou seriam realizadas para implementar a estratégia. O governo federal iniciou esses relatórios, ou "módulos", em oito áreas temáticas. Em 2000, descobrimos que apenas cinco dos oito módulos planejados haviam sido concluídos.
3.12 Depois de 2000, nenhum outro módulo foi concluído. Dos módulos concluídos, a maioria não está sendo usada atualmente. No entanto, algumas questões de biodiversidade discutidas nos módulos foram incorporadas no trabalho federal de biodiversidade em setores específicos (Anexo 3.2). Existem também iniciativas intersetoriais que abordam questões de biodiversidade. Um exemplo é a estratégia do Canadá para proteger as espécies em risco. (Veja fotografia)
Nenhum plano coerente para implementar a Estratégia Canadense de Biodiversidade.
3.13 A Environment Canada declarou durante nossas auditorias de 1998 e 2000 que os oito módulos planejados seriam resumidos em um plano federal para implementar a Estratégia Canadense de Biodiversidade. Em 1998, observamos que a coordenação da estratégia seria facilitada por um plano geral de implementação federal. Em 2000, descobrimos que ainda não havia um plano de implementação, mesmo que esse plano fosse um componente fundamental do esforço do Canadá para cumprir seus compromissos internacionais e domésticos de biodiversidade.
3.14 Desde 2000, destacou-se a necessidade de um plano para implementar a estratégia. Por exemplo, a Mesa Redonda Nacional sobre Meio Ambiente e Economia escreveu em 2003 que as abordagens atuais, como a estratégia, não são suficientes e que os governos precisam estabelecer metas e metas de conservação e medir seu progresso na sua realização. Um estudo de 2003 preparado para o Meio Ambiente Canadá descobriu que o governo federal precisa de "um plano geral de jogo federal para a conservação da biodiversidade".
3.15 Ainda não existe um plano de implementação federal. Dado o papel principal das províncias e dos territórios na conservação, a Environment Canada ficou convencida de que uma abordagem nacional é mais eficaz do que um plano de implementação federal. Isso, combinado com preocupações sobre a estratégia como meio de engajar ministros e definição de direção, levou a discussões entre autoridades federais, provinciais e territoriais para criar um quadro nacional de resultados em biodiversidade. Entre outras coisas, o quadro de resultados está destinado a.
ser uma base para o desenvolvimento conjunto de políticas e estabelecer prioridades, integrar trabalho de biodiversidade por diferentes setores e níveis de governo, ser usado para avaliar e divulgar o progresso e criar coerência entre os objetivos jurisdicionais, nacionais e internacionais.
3.16 Os resultados para o quadro ainda não foram decididos. Não está claro quando este quadro de resultados estará em vigor.
Os problemas de governança ofuscam uma melhor coordenação.
3.17 Em 2000, encontramos uma falta de coordenação federal com os governos provinciais e territoriais. Isso foi ilustrado por.
falta de frequência no grupo de trabalho federal-provincial-territorial sobre biodiversidade; atenção limitada pelos comitês ministeriais à biodiversidade devido a muitos itens da agenda concorrentes; e a falta de uma casa ministerial para a biodiversidade.
3.18 O grupo de trabalho federal-provincial-territorial de Biodiversidade é mais ativo do que encontramos em nossa auditoria de 2000. Em 2001, lançou o Working Together, que visava re-cometer todos os níveis de governo para a implementação da estratégia. Também está liderando o desenvolvimento do quadro de resultados da biodiversidade.
3.19 Desde 2001, a biodiversidade tem sido discutida a nível ministerial em reuniões conjuntas de ministros federais, provinciais e territoriais responsáveis pelas florestas, vida selvagem, espécies ameaçadas, pescas e aquicultura. A Biodiversidade está recebendo maior atenção do que encontramos em 2000; no entanto, um relatório de 2004 preparado para os três níveis de governo e com base em entrevistas com altos funcionários federais, provinciais e territoriais descobriu que a maioria concordou que há problemas com a governança da biodiversidade. O relatório identificou dois fatores principais que contribuíram para os problemas:
Falta de noivado. O relatório constatou que os ministros não relacionam os itens da biodiversidade na agenda em suas reuniões conjuntas com as prioridades de seus governos ou suas carteiras individuais. Falta de responsabilidade. A responsabilidade pelo cumprimento dos compromissos de biodiversidade requer resultados mensuráveis, responsabilidade atribuída para alcançar resultados, liderança e mandatos claros e mecanismos de relatórios consistentes. O relatório descobriu que estes faltam.
3.20 O relatório observou que a falta de envolvimento e responsabilização contribuiu para o progresso "muito lento" das quatro prioridades de Working Together. As recomendações do relatório levaram à iniciativa de criar o quadro nacional de resultados da biodiversidade, que tem como objetivo resolver esses problemas de governança.
3.21 Ainda não há uma casa ministerial formal responsável por supervisionar a implementação da estratégia. A Environment Canada, que atua como o departamento federal principal no quadro nacional de resultados da biodiversidade, acredita que é necessário um fórum ministerial formal que permita discussões políticas mais integradas. O enquadramento para os resultados nacionais da biodiversidade pode levar ao desenvolvimento desta estrutura.
Progresso nas prioridades do Working Together.
Os compromissos em matéria de ciência e informação da Biodiversidade não foram cumpridos.
3.22 Nossas auditorias anteriores observaram que o nível de recursos utilizados para apoiar a ciência, que é fundamental para a compreensão da biodiversidade, era inadequado. Também observamos lacunas na capacidade do governo federal para a pesquisa sobre biodiversidade e na acessibilidade da informação sobre biodiversidade.
3.23 O Grupo de Trabalho reconheceu em Working Together que "o Canadá está em necessidade urgente de uma ação forte para revitalizar sua capacidade de ciência da biodiversidade para: apoiar a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos, garantir sua competitividade econômica e cumprir suas obrigações sob a Estratégia Canadense de Biodiversidade e a Convenção sobre a Diversidade Biológica ". Além disso, numerosos relatórios desde 2001 pediram melhorias na ciência da biodiversidade do governo federal e na gestão da informação.
3.24 Compromisso para construir uma base de ciência e informação da biodiversidade. Em resposta ao Working Together, os governos federal, provincial e territorial se comprometeram a desenvolver.
uma estratégia para melhorar a coleta, gerenciamento, compartilhamento, análise e acessibilidade de informações biológicas até o outono de 2002; e uma agenda de ciência e pesquisa para entender e abordar as causas subjacentes da perda de biodiversidade e a conservação e uso sustentável dos recursos biológicos até o outono de 2003.
3.25 Estratégia para melhorar a informação biológica não completada. O compromisso de desenvolver uma estratégia para melhorar a informação biológica até o outono de 2002 não foi cumprido. Houve uma atividade federal significativa que poderia ter levado a uma estratégia; No entanto, nenhum deles abordou o compromisso Working Together. Por exemplo:
O governo federal, juntamente com outros níveis de governo, acadêmicos, indústria, grupos aborígenes e outras partes interessadas, realizaram importantes trabalhos para desenvolver a Rede de Conhecimento e Inovação da Biodiversidade. A rede propôs reforçar a capacidade do Canadá para estudar a biodiversidade e gerenciar a informação biológica, ambas as quais notamos são fundamentais para a prioridade de ciência e informação no Working Together. No entanto, a rede não foi concluída. Em 2001, o ministro federal do Meio Ambiente recebeu o relatório de uma força-tarefa que recomendava um Sistema de Informação Canadense para o Meio Ambiente (CISE), que visava criar uma rede de informações ambientais incluindo informações sobre biodiversidade. O CISE ainda está sendo implementado, e seu componente de biodiversidade não é projetado para cumprir o compromisso de desenvolver uma estratégia de informação biológica.
3.26 Apesar desses falsos começos, houve algum progresso na disponibilização de informações sobre biodiversidade on-line. A Parceria Federal de Informação sobre Biodiversidade (FBIP) adotou alguns dos objetivos da Rede de Inovação e Desenvolvimento da Biodiversidade, relacionada ao gerenciamento de informações sobre biodiversidade.
3.27 A adesão à FBIP inclui vários departamentos e agências federais. Sua principal saída foi um site da Internet que fornece acesso a dados em quase dois milhões de espécimes alojados em coleções em todo o Canadá. Este site, o Canadian Biodiversity Information Facility (cbif. gc. ca/), fornece acesso a menos de cinco por cento das coleções de biodiversidade baseadas em espécimes no Canadá. Em 2004, o FBIP operou US $ 527 mil em dinheiro e contribuições em espécie de departamentos e agências federais. Em comparação, a Rede de Conhecimento e Inovação da Biodiversidade propôs um orçamento de US $ 2,4 milhões em seu primeiro ano e quase US $ 4 milhões no segundo ano.
3.28 Muitas coleções federais não são facilmente acessíveis aos pesquisadores da biodiversidade devido a diferentes formatos ou porque a informação não foi inserida em bancos de dados eletrônicos por falta de recursos.
3.29 Agenda de ciência e pesquisa não finalizada. Como resultado do compromisso de desenvolver uma agenda científica e de pesquisa até o outono de 2003, a reunião conjunta dos ministros aprovou um projeto de agenda. Inclui 36 "direções estratégicas" destinadas a melhorar a governança, fortalecendo a capacidade da comunidade de ciência da biodiversidade, abordando as necessidades de pesquisa e estabelecendo uma rede de informação sobre biodiversidade.
3.30 A intenção para 2004 era priorizar as questões discutidas no projeto de agenda e tomar medidas sobre as direções estratégicas descritas nela. A Environment Canada indicou que isso não foi feito; A agenda da ciência da biodiversidade permanece em rascunho e, como não havia progresso a ser relatado, a ciência da biodiversidade não foi discutida pelos ministros conjuntos quando se conheceram em 2004.
3.31 Durante a auditoria, os departamentos federais forneceram exemplos de sua atividade de ciência da biodiversidade em curso. Os compromissos para desenvolver uma estratégia de informação biológica e uma agenda de ciência e pesquisa - se tivessem sido atendidos - poderiam ter apoiado esse trabalho.
Os compromissos de monitoramento e relatórios estão atrasados.
3.32 Em 1998 e 2000, descobrimos que não houve relatório sobre o estado da biodiversidade no Canadá. Trabalhar em conjunto incluiu uma recomendação para desenvolver um plano de negócios até o outono de 2002, com o objetivo de melhorar o monitoramento e a integração dos dados sobre a biodiversidade em todos os ecossistemas, e facilitar relatórios regulares sobre o status e as tendências da biodiversidade no Canadá, começando em 2005.
3.33 No entanto, o trabalho federal sobre esse compromisso não ocorreu como planejado. O Meio Ambiente disse que a coordenação entre as jurisdições foi um obstáculo significativo para o desenvolvimento do plano de negócios solicitado no Working Together. Em vez disso, em 2002, os ministros conjuntos endossaram o desenvolvimento de dois elementos de um sistema nacional de relatórios sobre biodiversidade: o Índice canadense de biodiversidade e um portal da Web para o status e as tendências da biodiversidade.
3.34 O Índice Canadense de Biodiversidade, liderado em parte pela Environment Canada, destina-se a fornecer uma imagem do estado da biodiversidade no Canadá através da comunicação de avaliações de biodiversidade em todo o Canadá de forma significativa, concisa e fácil de entender. Em 2003, a intenção foi implementar o Índice em março de 2005. No entanto, o Índice ainda está em desenvolvimento e não está previsto estar pronto para informar informações sobre biodiversidade antes de 2006.
3.35 O Sistema de Informação Canadense para o Meio Ambiente (cise-scie. ca/biodiversity) estabeleceu um portal da Web que fornece links para relatórios de informações sobre status e tendências da biodiversidade. Também em desenvolvimento é uma página da Web que compila indicadores individuais desses relatórios.
3.36 Enquanto o Índice Canadense de Biodiversidade e o portal da internet contribuem para melhorar o relatório, eles não aumentam o monitoramento da biodiversidade, o que também faz parte da prioridade de Trabalho Juntos. Isso é preocupante porque o Índice Canadense de Biodiversidade dependerá em parte de esforços de monitoramento federais consistentes e sustentados.
3.37 Existem várias iniciativas de monitoramento que ocorrem nos departamentos federais. A Environment Canada também coordena uma rede nacional de organizações envolvidas no monitoramento através de sua Rede de Monitoramento e Avaliação Ecológica. Estão em curso esforços para consolidar dados de biodiversidade coletados por grupos que formam a rede e disponibilizá-los aos decisores em um formato útil.
3.38 Ainda não há relatórios abrangentes de biodiversidade para o Canadá. O relatório sobre o status e as tendências da biodiversidade é essencial para determinar a eficácia dos esforços do governo federal para conservar e usar de forma sustentável a biodiversidade e para detectar alterações significativas que exigem intervenção. Um relatório sobre o estado da biodiversidade também aumentaria a consciência dos canadenses sobre questões de biodiversidade.
3.39 Além do compromisso do Working Together de facilitar relatórios regulares sobre status e tendências da biodiversidade, a Estratégia Canadense de Biodiversidade comprometeu os governos federais, provinciais e territoriais a informar periodicamente sobre o status da biodiversidade do Canadá. No entanto, semelhante ao que encontramos em nossas auditorias de 1998 e 2000, ainda não existe um relatório consolidado e abrangente sobre o estado da biodiversidade no Canadá. Ainda não há resposta para a questão básica: "Qual é o estado da biodiversidade no Canadá?"
A Environment Canada assinala.
Os setores florestal e agrícola perdem milhões de dólares por ano devido a pragas e doenças alienígenas; eles gastam mais milhões em pesticidas, fungicidas e herbicidas para controlar os invasores. As "invasivas" aquáticas também são um problema considerável; Os esforços para reparar danos causados pelo mexilhão zebra já totalizam dezenas de milhões de dólares.
Um estudo realizado em 2002 pelo Canadian Wildlife Service descobriu que aproximadamente 24% das espécies em risco no Canadá podem ser ameaçadas por espécies exóticas invasoras.
Um estudo de 16 espécies exóticas invasoras estimou de forma conservadora que os custos anuais de danos e controle no Canadá variam de US $ 13,3 bilhões a mais de US $ 34 bilhões.
3.40 Um olhar sobre dois grandes relatórios de biodiversidade revela alguns dos desafios no status e no relatório de tendências:
Sinais Ambientais. Esta publicação da Environment Canada informa sobre diversos problemas ambientais, incluindo a biodiversidade. O primeiro sinal ambiental foi lançado em 2003 e a próxima edição está prevista para 2005. Environment Canada reconhece que os indicadores utilizados em 2003 não comunicaram adequadamente as ameaças à nossa biodiversidade ou o quão bem que o Canadá está protegendo sua biodiversidade. Planeja reportar um conjunto mais completo de indicadores para a edição de 2005. Espécies selvagens. Este relatório é elaborado conjuntamente por governos federais, provinciais e territoriais a intervalos de cinco anos. A edição de 2000 informou sobre aproximadamente 1.600 espécies ou duas por cento das mais de 70.000 espécies identificadas no Canadá. A cobertura de mais 5.000 espécies está prevista para a edição de 2005. A Espécie Selvagem foca a diversidade de espécies - não a biodiversidade no ecossistema ou nos níveis genéticos.
3.41 O Índice Canadense de Biodiversidade também deve contribuir para relatórios regulares sobre status da biodiversidade e informações de tendências.
3.42 Alguns monitoramentos e relatórios de biodiversidade ocorrem em setores. A nível federal, a Agricultura e Agroalimentar Canadá, o Serviço Florestal Canadense da Natural Resources Canada, a Agência Parques Canada, a Fisheries and Oceans Canada e o Canadian Wildlife Service, monitoram e relatam vários aspectos da biodiversidade. O monitoramento ocorre a nível provincial, municipal e comunitário. O desafio é coordenar os esforços para que todos os aspectos significativos da biodiversidade sejam efetivamente monitorados e relatados de forma cientificamente rigorosa e comunicados de forma significativa.
3.43 Além da falta de relatórios abrangentes de biodiversidade, não houve um relatório sobre o progresso do governo federal para atingir os cinco objetivos da Estratégia Canadense de Biodiversidade. Observamos que, em 2002, o Serviço Florestal Canadense da Natural Resources Canada avaliou o progresso do setor florestal no cumprimento dos objetivos da estratégia.
Espécies exóticas invasoras: tempo para implementar os planos de ação.
3.44 Trabalhar juntos continha uma recomendação para desenvolver um plano preliminar para enfrentar a ameaça crescente de espécies exóticas invasoras no Canadá até o outono de 2002. (Ver fotografias)
3.45 Uma espécie alienígena invasiva é uma espécie que não é nativa de um determinado ecossistema e que ameaça o meio ambiente, a economia ou a sociedade, inclusive a saúde humana. As ações humanas são o principal meio de introdução de espécies exóticas.
3.46 O projeto de plano para enfrentar a ameaça de espécies exóticas invasoras foi entregue dois anos atrasados, em 2004, em uma Estratégia de Espécies Estrangeiras Invasivas para o Canadá. A Environment Canada, que assumiu um papel de coordenação nesta questão, indicou que uma das lições aprendidas no desenvolvimento da Estratégia de Espécies Exatas Invasivas foi que o tempo suficiente deve ser dedicado a consultas dentro e entre jurisdições em questões multisectoriais, tais como alienígenas espécies.
3.47 A Estratégia de Espécies Exóticas Invasivas não contém medidas específicas para alcançar seus principais objetivos: prevenção, detecção, resposta rápida e manejo de espécies exóticas invasoras; No entanto, uma série de planos de ação, que incluem etapas concretas de implementação, estão em desenvolvimento. As autoridades federais, provinciais e territoriais esperam apresentar os planos de ação, cobrindo plantas terrestres exóticas invasoras e pragas de plantas, espécies invasoras aquáticas e doenças de vida selvagem, para que os ministros competentes sejam aprovados em outubro de 2005. O orçamento federal de fevereiro de 2005 anunciou US $ 85 milhões em relação a cinco anos para a implementação da Estratégia de Espécies Exatas Invasivas.
O compromisso de administração foi cumprido.
3.48 Os governos federal, provincial e territorial comprometeram-se a desenvolver, até o outono de 2003, uma estratégia de gestão da biodiversidade que.
apoia e constrói os compromissos existentes com o Plano de Ação de Manejo do Canadá, anteriormente aprovado pelos ministros da vida selvagem; e aumenta os esforços para aumentar a participação na gestão da biodiversidade por todos os setores da sociedade.
3.49 "Manejo" refere-se às muitas ações que indivíduos, comunidades, indústrias e organizações sem fins lucrativos se comprometem a ajudar a conservar os ecossistemas naturais. Um compêndio de 2002 de atividades de administração em todo o Canadá, com base em informações coletadas pela Environment Canada, citou mais de 200 exemplos, que vão desde um código de conduta nacional para o setor de mineração até programas locais envolvendo pessoas na proteção de suas bacias hidrográficas.
3.50 Em resposta ao seu compromisso de produzir uma estratégia de administração, os governos federal, provincial e territorial aprovaram e divulgaram a Agenda de Manejo do Canadá em 2002. Este documento é uma declaração geral sobre a importância da administração e fornece orientação sobre o aumento da participação nas atividades de administração no Canadá . O grupo de trabalho de administração federal-provincial-territorial que produziu a Agenda está dormentado; No entanto, a atividade de administração continua em todo o país.
Tempo para fazer um inventário da biodiversidade no Canadá.
3.51 O Canadá teve a Estratégia Canadense de Biodiversidade para cumprir seus compromissos ao abrigo da Convenção sobre Diversidade Biológica desde 1996. Após quase 10 anos e duas auditorias em nosso escritório, o governo federal teve uma oportunidade razoável de implementar a estratégia em áreas de sua jurisdição.
3.52 Nossa auditoria atual descobriu que os problemas identificados nas auditorias anteriores persistem e que vários compromissos nas áreas prioritárias da biodiversidade não foram atendidos (Anexo 3.3). As áreas que examinamos são fundamentais para a implementação efetiva da estratégia. Embora o governo federal tenha dirigido muito esforço para implementar a estratégia em algumas áreas, por exemplo, espécies em risco e trabalho de biodiversidade específico do departamento, o governo federal não sabe o quão bem são atingidos os cinco objetivos da estratégia. Sentimos que é hora de o governo federal fazer um balanço dos progressos realizados na consecução dos objetivos da Estratégia Canadense de Biodiversidade e avaliar como a estratégia está sendo implementada.
3.53 Recomendação. A Environment Canada deve liderar uma avaliação do progresso nos cinco objetivos da Estratégia Canadense de Biodiversidade. Esta avaliação deve concluir o que foi alcançado, o que resta ser alcançado, quais são as lições aprendidas e como os progressos futuros serão feitos. Qualquer plano para alcançar novos progressos na estratégia deve incluir o seguinte:
Resultados claramente definidos Indicadores para medir o progresso em relação aos resultados Cronogramas Funções e responsabilidades claras Requisitos de recursos Mecanismos para avaliar e reportar os resultados e fazer os ajustes necessários para gerenciar os resultados.
Os departamentos podem usar seus relatórios sobre planos e prioridades, relatórios de desempenho e estratégias de desenvolvimento sustentável para apresentar e informar suas contribuições para o avanço da implementação da Estratégia Canadense de Biodiversidade.
Resposta do Departamento. Acordado. A Estratégia Canadense de Biodiversidade (CBS), adotada por todas as jurisdições em 1996, continua sendo amplamente apoiada pelos governos federal, provincial e territorial como um quadro orientador. Muitas províncias agora têm, ou estão desenvolvendo, estratégias de biodiversidade modeladas no CBS. From 1996–2000 the federal government produced a number of reports that set out federal implementation plans in key areas such as forestry, wildlife, agriculture, and protected areas. More recently, the federal approach has been to build biodiversity as an integral component into sector-based and cross-sectoral policy and planning frameworks such as the Oceans Action Plan, National Forest Strategy, the Agricultural Policy Framework, and the newly approved Invasive Alien Species Strategy. Significant steps have also been taken to address species at risk through new federal legislation and to conserve areas of ecological importance through considerable enhancement to protected area networks and through support for habitat stewardship.
Given that many biodiversity issues require a co-ordinated effort, Environment Canada has attached priority to developing a shared agenda with federal, provincial, and territorial partners, as well as seeking the engagement of the private sector, the conservation community, and aboriginal organizations. In 2000, federal, provincial, and territorial governments agreed to collaborate on a number of cross-cutting implementation priorities. An Invasive Alien Species Strategy for Canada and Canada's Stewardship Agenda are two products of that collaboration. More recently, in June 2005, federal, provincial, and territorial deputy ministers of wildlife, forestry, and fisheries and aquaculture, agreed to collaborate on the development of an outcomes-based implementation framework for the Canadian Biodiversity Strategy to enable more focussed implementation and evaluation of progress. The development of the framework will be a joint federal-provincial-territorial effort co-ordinated by Environment Canada. This work will be preceded by both a high-level review of progress, as well as a more technical review and consultation process to inform and provide a scientifically credible underpinning for biodiversity outcomes. The implementation framework will include measurable outcomes, timelines, indicators, and a mechanism for monitoring and reporting. The target date for completion of the framework is fall 2006. This framework will provide the basis for future reporting to Canadians on how successful Canada has been in conserving biodiversity and its associated economic and social benefits.
Conclusão.
3.54 Unfortunately, the momentum of the early 1990s, following Canada's ratification of the Convention on Biological Diversity, has stalled on several fronts. The Canadian Biodiversity Strategy is now nearly 10 years old. This is our third audit of the federal implementation of the strategy. We found that problems identified in our previous audits persist and that several commitments to deliver on biodiversity priority areas have not been met.
3.55 Once again, we found no federal implementation plan. While there is a new approach in development, it is in its very early stages. This new approach is to develop a framework of national biodiversity outcomes derived from input from the federal, provincial, and territorial levels.
3.56 Commitments to improve Canada's capacity to understand its biodiversity and manage biodiversity information have not been thoroughly acted upon, and a biodiversity science agenda remains at the draft stage, despite numerous calls for improvement in Canada's biodiversity science and information capacity. There is also no comprehensive report on Canada's state of biodiversity. By not knowing the extent of our own biodiversity, or understanding its complexity or its status over time, the federal government is limited in its ability to track the state of biodiversity, help conserve it, use it sustainably, and meet commitments that Canada has made to reduce the rate of biodiversity loss. These are not narrow problems: biodiversity directly benefits Canadians' quality of life in terms of health and economic prosperity.
About the Audit.
The objective of this follow-up audit was to determine the progress by the federal government in implementing selected aspects of the Canadian Biodiversity Strategy.
Scope and approach.
The scope of this audit included progress made on the priorities outlined in the September 2001 report of the federal-provincial-territorial biodiversity working group, Working Together , as well as significant observations reported in our 1998 audit and still outstanding in our 2000 follow-up.
The audit focussed on the federal government's progress made on the four priorities identified for collaborative action in Working Together :
building a foundation of biodiversity science and information, monitoring and reporting on biodiversity status and trends, addressing the threat of invasive alien species, and engaging Canadians in biodiversity stewardship.
We reviewed the federal government's response to the following significant observations from our 1998 and 2000 audits on implementation of the strategy:
the status of the biodiversity modules; the status of the federal implementation plan; and federal-provincial-territorial co-ordination.
Observations from our 2000 audit concerning science and the federal government's ability to report on the state of biodiversity were followed up as part of our review of the related Working Together priorities .
We interviewed selected department officials, reviewed documentation relevant to assertions made during interviews, and interviewed selected external stakeholders.
Departments within the scope of the follow-up audit were Agriculture and Agri-Food Canada, Environment Canada, Fisheries and Oceans Canada, Natural Resources Canada, Transport Canada, and the Parks Canada Agency.
Some quantitative information in this chapter is based on data drawn from various federal and other sources indicated in the text. We are satisfied with the reasonableness of the data, given their use in our chapter. However, the data has not been audited, unless otherwise indicated in the chapter.
We expected that the relevant federal departments and agencies responsible for implementing the Canadian Biodiversity Strategy would have developed a federal plan for implementation of the strategy. We also expected that federal departments and agencies responsible for implementing the Canadian Biodiversity Strategy would have made satisfactory progress in addressing selected areas identified in our 2000 follow-up audit, as well as the priorities outlined in the 2001 report, Working Together .
Audit team.
Principals: Sylvain Ricard, John Affleck.
Director: Jim McKenzie.
Chapter author: John Morales.
For information, please contact Communications at (613) 995-3708 or.
Canadian Biodiversity Strategy: Canada's Response to the Convention on Biological Diversity.
Biodiversity supports human societies ecologically, economically, culturally and spiritually. Despite its importance, however, ecosystems are being degraded and species and genetic diversity reduced at an alarming rate due to the impact of our growing human population and increasing resource consumption rates. The global decline of biodiversity is now recognized as one of the most serious environmental issues facing humanity.
Recognition of the world-wide impact of the decline of biodiversity inspired the global community to negotiate the United Nations Convention on Biological Diversity. (. ) One of the key obligations for parties that have ratified the Convention is to prepare a national strategy. The Canadian Biodiversity Strategy is a response to this obligation and has been developed as a guide to the implementation of the Biodiversity Convention in Canada. All of the strategic directions contained in the Strategy are relevant from a national perspective, but some elements of the Strategy may not be relevant in some jurisdictions. The Canadian Biodiversity Strategy recognizes existing constitutional and legislative responsibilities for biodiversity in Canada. It also emphasizes the importance of intergovernmental cooperation to create the policy, management and research conditions necessary to advance ecological management. Federal, provincial and territorial governments, in cooperation with stakeholders and members of the public, will pursue implementation of the directions contained in the Strategy according to their policies, plans, priorities and fiscal capabilities.
-- Excerpt from the document's Executive Summary.
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